Os Mistérios do Reino
Introdução
Quando lemos as Escrituras,
descobrimos que ela contém muitos mistérios, tais como o mistério de Cristo, o
mistério do anti-cristo, e os mistérios do Reino. Os mistérios são
incompreensivos para a mente humana, os quais só podem ser entendidos por meio
de revelações do Espírito Santo. (I Cor 2:6-16) (Joa 16:13)
A – O que é um mistério?
Se formos nos originais do Novo Testamento (escrituras
em grego) encontramos a palavra “musterion”, cujo significado é
iniciar os mistérios. É aquilo que está além da possibilidade de ser
conhecido por meios naturais (I Cor 2:14). Deus retém os seus mistérios
de todos aqueles que não querem obedecer a Ele, mas revela-os aos Seus filhos.
B – O que é a Revelação Divina?
Este termo vem do verbo “apokalúpto”, que
significa desvendar, quitar a coberta, revelar, manifestar, descobrir verdades
que estão escondidas aos olhos e aos ouvidos naturais, e que são reveladas pelo
Espírito Santo ao nosso espírito. Estas verdades divinas estão nas escrituras,
e foram reveladas, declaradas, manisfestas, descobertas a nós, aos que querem
conhece-las e obedecer. No mundo espiritual já estão reveladas ou desvendadas,
não são um segredo. A condição para entendermos estas verdades é não
dependermos da nossa mente humana, pois somente teremos acesso a estes
mistérios por intermédio de uma total dependência do Espírito Santo, que é o
canal pelo qual Deus revela Seus mistérios (I Cor 2:9-10).
Estes mistérios estão incluídos na palavra de Deus,
mas ninguém tem acesso a eles (os mistérios) por meios humanos ou naturais. As
tradições, os velhos paradigmas mentais e a dureza do nosso coração cegam ou
nublam o nosso entendimento, portanto é importante dizer que as Escrituras
falam de mistérios, segredos revelados, mas também falam de coisas secretas.
Estas, por um ato soberano de Deus, por enquanto não foram ainda reveladas.
C – Que são as coisas secretas?
As coisas secretas da Bíblia são assuntos ocultos
(encobertos) e classificados sendo Deus o único que tem acesso a eles, aos
demais, eles são inacessíveis. (Deu 29:29)
A diferença entre mistérios e coisas secretas é que os
mistérios são verdades ocultas desclassificadas, que em outro tempo, foram
coisas secretas mas que agora Deus, as revelou pelo Espírito Santo. As
coisas secretas todavia não foram ainda reveladas e ninguém tem acesso a
elas. Jesus disse que Sua Igreja iria ser edificada com a revelação de quem Ele
é, e isto significa que os mistérios de Deus nos há sido revelados para
edificar a Sua Igreja. Por esta razão colocou apóstolos e profetas como
administradores desses mistérios. Mas as coisas secretas pertencem a
Deus. (I Cor 4:1, Mat 16:13-19)
A Palavra administrador é vem do vocábulo grego
“oikonómos” que significa distribuidor da casa, supervisor, pregador do
Evangelho, mordomo - esta é a função de um apóstolo. O ministério do
apóstolo é um dom governamental na Igreja (o que tem a autoridade dada por
Deus para distribuir, supervisionar e pregar estes mistérios divinos, de
maneira que edifique ao Corpo de Cristo). Quando a Igreja não reconhece o
ministério do apóstolo como administrador dos mistérios de Deus, o povo pode
cair em doutrinas falsas, as quais conduzem a heresias e a apostasia. Os
apóstolos são os administradores ou mordomos, supervisores e tesoureiros (cuidam
dos tesouros do Reino), dos mistérios de Deus (da graça de Deus, das
pessoas, dos bens naturais). O apóstolo recebe o encargo de distribuir-los à
Igreja e de estabelecer doutrinas apostólicas para que a Igreja seja edificada
mediante a revelação divina.
Podemos notar que de nenhuma forma estes mistérios
devem sair dos parâmetros da Palavra escrita, se isto ocorre, cedo ou tarde se
transforá em heresia, ou doutrina estranha. Os apóstolos do Reino devem pregar
estes mistérios com sabedoria e amor, a fim de edificar a Igreja e
estabelecer-la na verdade presente. (Ef 3:5)
D – Como ensinou Jesus os mistérios do Reino?
Jesus ensinou os mistérios do Reino por meio de
parábolas.
E – Que é uma parábola?
Parábola vem do vocábulo hebraico “mashal” que
significa provérbio, alegoria, refrão, ilustração; define o desconhecido,
usando o conhecido (ferramentas, animais, culturas, tradições, hábitos,
costumes regionais – o cotidiano do povo),
e leva o ouvinte a querer descobrir a verdadeira essência de sua
mensagem. As parábolas são ilustrações que revelam a verdade de Deus em
palavras figuradas, desenhadas para tocar o coração através da imaginação, são
ilustrações simples que desafiam a mente por meio de relatos cotidianos com os
aquilo que podemos nos relacionar.
F – Qual foi o propósito das parábolas de Jesus?
O propósito destas parábolas foram ensinar, instruir e
ilustrar a mensagem do Reino. Uma parábola que podemos tomar como exemplo é a parábola
do semeador, que Jesus tomou como fundamento para levar o povo a entender o
resto das parábolas que ensinou (Mar 4:13). É de muita importância que
entendamos o porque das parábolas, de modo que tragamos as
Escrituras corretamente.
G – Quais são os propósitos das parábolas?
1. Ilustrar o
ensino do Reino de Deus para que as pessoas entendam melhor e lembrem de Seus
ensinamentos.
2. Desafiar o
ouvinte (aquele que ouve) a tomar a decisão de ser um discípulo no Reino de
Deus.
3. Esconder
certas virtudes divinas daqueles que não desejam obedecer mas somente conhecer.
A vontade do Senhor era ensinar os mistérios do Reino
e ilustrar com parábolas para que todo o mundo entendesse, e ajudasse-os a
tomar decisão de ser um discípulo do Reino. Aos discípulos Ele disse: Quando
disse eles, se referia aos que estão fora, a todos que rejeitaram esses
mistérios, que eram religiosos daquele tempo (fariseu). (Mat 13:11, Mar
4:11, Luc 8:10)
A Parábola do semeador (Mat 13:18-23)
Quais são os quatro tipos de ouvintes e discípulos do
Reino?
1. Os que não
entendem e rejeitam a Palavra (Mat 13:19)
Estes são os que ouvem a Palavra, mas como não
entendem, a resistem. Neste caso é fácil para o inimigo roubar a revelação
devido às filosofias, crenças, e tradições que não deixam a pessoa
receber a palavra de Deus. Outros não recebem por rejeições, dores e
sofrimentos que passaram na vida, não podem ver que a verdade do Reino pode
libertar, então satanás rouba a semente.
2. Os que recebem a Palavra com entusiasmo naquele
momento, mas logo tropeçam (Mat 13:20-21)
Algumas pessoas não se dão conta das implicações de
entrar no Reino, e quando vem o ataque ou as complicações, se apartam porque
não querem problemas, por isso fracassam ou tropeçam e a Palavra são prospera
em seus corações.
3. São os que deixaram a semente sufocar (Mat 13:22)
Jesus nos ensina que a duas coisas que sufocam a
semente ou a Palavra do Reino são:
a. os cuidados do mundo – (cuidado) = zelo demasiado, dar mais importância
b. o engano (fascinação) das riquezas – haverá muitas pessoas que receberam a
Jesus como Senhor e Salvador, lhe entregaram seus corações, fizeram dEle seu
Senhor e desenvolveram um relacionamento com Ele, o amaram e o serviram com
muita paixão. Mas depois de um certo tempo, começaram a se envolver mais com os
negócios, com os esportes, com o trabalho e outros assuntos e colocaram Deus em
segundo ou terceiro plano. Eventualmente esses indivíduos terminaram se
afastando da Igreja, deixando de ler a Bíblia, de orar, e por último a Palavra
(semente) é sufocada, e sendo assim se afastam de Deus porque a sua semente não
deu fruto.
4. Os que ouvem e recebem a Palavra do Reino (Mat
13:23)
Esses são os que recebem a Palavra do Reino, crendo,
as praticam (colocam em prática, vivem a Palavra, tem um estilo de vida) e dão
fruto. Mas aqui há também diferentes níveis de dar frutos. A semente germinou,
cresceu e deu fruto, mas em algumas pessoas dá mais frutos e em outras menos.
Assim também há discípulos que creem na Palavra, crescem, ficam maduros
e dão frutos, mas em três diferentes níveis:
·
Cem
·
Sessenta
·
Trinta
Vamos ver quais são os requisitos para darmos frutos:
1. Ouvir – a
Palavra com os ouvidos espirituais, e não somente com os naturais.
2. Entender – a
Palavra no Espírito, pois quando não acontece assim, o inimigo rouba-a muito
fácil.
3. Receber – a
Palavra, uma vez que uma pessoa ouve e entende a Palavra e recebe a Jesus como
Salvador, sua semente começa a germinar. Jesus é a Palavra.
4. Obedecer – a
Palavra. Isto é decidir ser um discípulo do Reino sem se importar quanto custe
em dinheiro, tempo, rejeição, críticas, dor e solidão.
5. Perseverar – na Palavra. É neste nível onde se leva o fruto a cem por um. Uma vez que
ouvimos a Palavra de Deus e seus mistérios são revelados, tomamos a
decisão de ser discípulos do Reino de Deus e de Jesus. Logo perseveramos em
obedecer essas verdades, e então produzimos frutos a cem por um.
Quais são as condições que Deus requer de nós para
recebermos os mistérios do Reino?
A. Estar faminto (muita fome) e sedentos desses mistérios;
B. Ser humilde (ter
coração humilde) e ensinável;
C. Obedecer as Verdades e Revelações do Espírito (Mat
11:25)
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